• (32) 3224-6628

 

Tutorial - criando uma news letter com acajoom- JOOMLA 1.5

Neste tutorial iremos aprender a criar uma news letter usando o acajoom. Acajoom, é um dos melhores componentes de news letter para o Joomla e mesmo na sua versão free é bem completo.

ACESSE  EM SUA ÁREA ADMINISTRATIVA:  COMPONENTES >> ACAJOOM

Vamos iniciar configurando nosso componente:

1) Na aba Mail-> Definições de E-Mail você configura os dados referentes ao email. Ou seja, o email que vai enviar a news letter. Por default ele vai pegar as configurações do joomla.


2) Em definições de listas de email ele também vai pegar o email default do seu website e observe o caminho para anexos. Sim, ele permite o envio de anexos.

3) Definições de envio -> Neste ponto é importante você levar em conta as limitações impostas pelo seu provedor de hospedagem. Observe que no meu caso eu defini 500 emails a cada 3 minutos (240 segundos). A Homecard permite para o meu plano, 500 emails por minuto.

 

4) Na aba Assinantes serão definidas as configurações das assinaturas. Você deve definir se vai permitir a inscrição de usuários não cadastrados, se vai exigir confirmação do email, uma url para redirecionar o usuário após o cadastro, definir o nome do remetente e etc...

 

5) Na aba Históricos e Estatísticas você define como serão armazenados os históricos e estatísticas do acajoom.

 

6) Na aba miscelânea temos as configurações genéricas do acajoom.

Destaco as definições de manuseamento de erros que devem ficar marcadas, por default, como não pois evita que possíveis invasores tenha acesso a informações referentes aos relatórios caso ocorram erros.

 Terminadas as configurações vamos salvar e depois clicar no hiperlink criar uma lista para sermos levados para a visão de criação de listas. Clique em novo e preencha os dados de sua lista na aba descrição.

 

É preciso que você tenha em mente o que é uma news letter e uma das melhores definições que encontrei segue abaixo:

" Os Boletins informativos são geralmente enviados por correio eletrônico mas também podem ser enviadas por SMS, MMS ou outros tipos de comunicação eletrônica.

 

Certas empresas os usam para fornecer novidades e informações da mesma. Este tipo de comunicação empresarial poderá ser útil para manter todos aqueles que tenham alguma relação com a empresa atualizados. É também encarada como uma forma simples e barata de fazer publicidade, tendo a grande vantagem que se pode considerar 'publicidade solicitada', uma vez que quem a recebe se inscreveu livremente na lista de destinatários que quer receber informações não específicas (não sendo propriamente obrigatório este aspecto) sobre a empresa. Este tipo de serviço pode ainda servir de base a estudos levados a cabo pela empresa sobre tendências, comportamentos e gostos dos seus clientes. Já os sites jornalísticos fornecem notícias.

 

Por vezes também podem ser um tipo de serviço de notificação da atualização de um sítio, geralmente requisitada pelo visitante ao preencher um formulário, o que o motiva a voltar ao site quando algo lhe interessar.



Cuidados

Contudo há que ter cuidado com o uso deste tipo de comunicação, muitas vezes, sobretudo quando mal definidas perante o visitante do sítio na internet de onde são originárias, pois poderá servir como algo que afastará os visitantes do sítio, como um meio para um visitante que a definição e conteúdos desta não estivessem bem definidos a reportar como correio não solicitado.


Forma

Muitas empresas com departamentos de TI têm colaboradores especializados na concepção dos boletins informativos, sendo que o cuidado no seu desenho, na gestão de conteúdos, na organização gráfica e no tipo de linguagem são aspectos de primordial importância.


Desenho

Cuidado especial ao elaborar a estrutura do boletim informativo de forma a que este faça sentido à primeira vista e de forma a que o leitor se sinta confortável na procura da informação que pretende obter desta.


Gestão de Conteúdos

Coerência entre tópicos e, sobretudo entre o boletim informativo e os conteúdos do sítio da internet de onde este é originário e também com a entidade que o gera de forma a não levantar falsos testemunhos relativamente à veracidade, autenticidade e atualidade do mesmo.


Organização Gráfica

Deverá ser claro e conciso com vista à boa leitura e conforto visual do leitor não o induzindo em dúvida ou cansaço do olhar.


Linguagem

O público alvo do boletim informativo deverá ser conhecido por parte da entidade emissora, por exemplo, através da inserção de campos adicionais no formulário de registro deste. Assim é possível evitar que o boletim seja desadequado ao público que o vai receber. "

 

 

Na aba tema padrão você escolhe se utilizará formato html ou textual. Alguns programas de email, a maioria hoje em dia, não exibirá as imagens do html, mais uma vez você decide o que fazer.

 

Na aba Inscrição você configura dentre outras coisas o email de cancelamento da inscrição do usuário. Sim, o usuário pode cancelar sua inscrição quando bem desejar.

Clique em salvar e sua lista está pronta.

Agora vamos criar a primeira News Letter. Clique em Newsletters para criar a news. O próprio acajoom lhe dá as dicas do que deve ser feito. Logo, clique no hiperlink Gestão de Informativos, selecione a lista e depois clique em Novo.

 

* selecionando a lista a qual a news letter irá pertencer

 

 

Vou criar um boletim informativo (prefiro o nome brazuca) para divulgar os cursos do Joomla Brasília. Primeiro digito o Assunto., a lista e o usuário já foram capturados pelo componente. Na área destinada a descrição nós temos a primeira parte dedicada a news letter em html e a segunda parte para a news letter textual. Dependendo de sua opção nas configurações você decide qual o formato de sua news letter.  Observe as particularidades da textual. No lado direito você ajusta as configurações desta news letter.

Na aba descrição você configura se está a news letter está publicada e se deve ser visivel na pagina principal, altere os dados do remetente se desejar.

 

Clicando na aba tags você terá dicas do significado das mesmas. Na aba conteúdo você seleciona a matéria que irá compor a news letter. Clique na notícia (1) , copie  o código que apareceu em tag de conteúdo (2)  e cole no corpo da mensagem (3).

 

 

Na aba Anexos você insere os arquivos a serem anexados na news letter, se for o caso. Depois basta salvar . Agora, marque o botão rádio à esquerda do nome da news letter, clique em enviar e a news letter será enviada para todos os usuários que fizeram o cadastro para recebê-la.

O acajoom mostrará o processamento e retornará com a mensagem de sucesso.

 

Mas como o usuário vai fazer sua inscrição para receber a news letter? Através do módulo que foi instalado automaticamente e você publicou ao antes de configurar o componente.

Para verificar quantos usuários assinaram esta news letter, clique no menu lists.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

contato

Dr Sebastião de Andrade, 219,
Santa Terezinha, 36046-090,
Juiz de Fora - MG

Tel.: (32) 3224-6628