Este programa é realizado pelas fonoaudiólogas do TRAMED – Saúde Ocupacional.
Ele é um conjunto de medidas técnicas e administrativas a ser implantado com o objetivo de diminuir, a perda auditiva devida à exposição a níveis de pressão sonora elevado no trabalho.

 

Proposta PCA – Programa de Conservação Auditiva

O PCA está fundamentado pela legislação brasileira, em especial pela trabalhista, por meio de suas Normas Regulamentadoras (NR) 6,7,9 e 15 e pela legislação previdenciária, especialmente as Ordens de Serviço 608 e 621.

Ordem de serviço 608 de 05/08/1998- Ministério Previdencia Social

Conforme a Ordem de Serviço 608, toda a empresa que apresentar niveis de pressão sonora elevado (ruido), como agente de risco levantado pelo PPRA, o empregador deve organizar sob sua responsabilidade um PCA.

A implantação do PCA envolve profissionais como Médico do Trabalho, Engenheiro, Tecnico Segurança do Trabalho e Fonoaudiólogo.

Objetivo Geral

Promover a saúde auditiva dos trabalhadores expostos ao ruido, por meio de programas educacionais e de monitoramento audiométrico, visando a conscientização e evitando assim o desencadeamento ou agravamento das perdas auditivas relacionadas ao trabalho.

Objetivo Especificos

Redução da PAIRO (Perda Auditiva Induzida pelo Ruido Ocupacional) dos expostos a ambientes ruidosos garantindo sua integridade física;

Aumento da produtividade;

Redução de acidentes de trabalho;

Obrigatoriedade da audiometria nos exames ocupacionais;

Melhoria da qualidade de produtos e serviços

Baixo risco de processos trabalhistas e cíveis;